segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

QUEM É VERONIKA B?

Pseudônimo de Verônica Belisky Kozlowski, paulistana de 36 anos, neta de tchecos e poloneses. Formada em jornalismo, publicou 4 livros.

Leitora de Djuna Barnes, João Antonio, William Burroughs, Dalton Trevisan, Marques de Sade, Dyonélio Machado, George Bataille, Henry Miller e Anais Nin, começou escrevendo aos 19 anos num fanzine chamado Vampira B (em clara homenagem aos filmes B de horror). Editou o fanzine de 92 a 94, lançando seus escritos em xerox e distribuindo via correio.

Seu primeiro livro, Ode a Sade: contos perversos, foi publicado por conta própria em 1994, com modestos 200 exemplares. O segundo veio depois de cinco anos, também em edição limitadíssima pela pequena Cabaré Maldito. O romance autobiográfico A Vampira B lhe rendeu fama de cult e pervertida, depois de algumas cópias serem recolhidas das livrarias. A novela Homem com Roupa de Gorila foi lançada em 2001, com edição da autora. Seu livro mais recente é a coletânea de contos Fuck tatuado no braço, de 2003, outro trabalho editado e publicado pela própria Veronika, demonstrando sua vocação pela total independência. Em 2006, participou da antologia de contos Visões de São Paulo, lançada pela Tarja Editorial.

Tem textos publicados na revista Les e no Jornal da Praça. Um de seus contos foi traduzido para o espanhol e publicado na Cuiria, revista underground do México.

Na internet, participou como colunista dos extintos sites Sexlatex e Ice Girl. Manteve o blogue Vampira B por um ano. Teve textos publicados em sites e revistas eletrônicas como Cronópios, Bestiário, Germina Literatura, O Caixote, Sobre Elas, entre outros.

Atualmente reside em Stare Mesto, Praga, na República Tcheca. Prepara Hell City, seu próximo livro a ser publicado somente na internet.

Nenhum comentário: